.

1- Você pode se apresentar aos nossos Seguidores?

Carlos Henrique Alves Teixeira. Formado em Educação Física e Nutrição. Pós Graduado em Nutrição Clinica Esportiva. Ex-Atleta. Filho, Esposo e Pai. Empreendedor na cidade de Anápolis/GO, proprietário da Academia Escultural Fitness ⇒ @esculturalfitness (Instagram).

 

2- Qualquer pessoa pode procurar a ajuda de um profissional na área de nutrição? Por que essa importância?

Sim, a nutrição é uma área que vai muito além de simplesmente. O nutricionista é responsável pela orientação e prescrição  adequada dos nutrientes, além de planejar uma rotina alimentar individualizada conforme cada organismo, auxiliando assim nas escolhas saudáveis de alimentos e planejamento alimentar.
 

3- Como você faz esse acompanhamento nutricional? 

Na primeira consulta é feita uma anamnese completa do paciente (informações sobre a saúde física e psicológica do paciente, estilo vida, rotina e hábitos alimentares, dependendo do caso são pedido exames bioquímicos), após conhecer um pouco o paciente é feito uma avaliação antropométrica completa. Depois de coletada e feita todas as avaliações é montado o plano alimentar individualizado. 

 

4- Para alguém procurar um nutricionista, precisa estar necessariamente acima do peso? Nós explique melhor quando é importante procurar esse acompanhamento nutricional?

O papel do nutricionista é de fundamental importância, e vai além de prescrever dietas para emagrecimento, quando se fala em acompanhamento nutricional a primeira coisa que vem a cabeça é o de ficar sem comer, passar fome, comer apenas vegetais, mas na verdade a realidade é bem diferente disso tudo. A pessoa deve procurar um acompanhamento quando ela não consegue ter hábitos alimentares saudáveis,  quando estiver com algum transtorno alimentar, alguma patologia, pessoas acima do peso ou com obesidade, atletas e praticantes de atividade física, crianças e gravidas com intuito de uma reeducação alimentar.

 

5 – O que é melhor: uma dieta ou uma alimentação saudável? Existe Diferença?

Apesar do termo dieta significar ter uma alimentação saudável. Gosto de trabalhar com o termo reeducação alimentar e não dieta, onde essa reeducação seria uma maneira de educar o paciente a apreender a se alimentar melhor e de forma saudável, onde os alimentos são usados com inteligência, sem  se privar daquilo que você gosta e sem passar fome. Pois a palavra dieta logo vem em nosso pensamento sofrimento, restrição, prazo de validade, dietas malucas e da moda, podendo gerar compulsão e culpa nos pacientes.  

 

6- Quando a pessoa possui alguma dificuldade em frequentar uma academia, há a indicação de exercícios alternativos, como por exemplo, hidroginástica, exercícios em casa, caminhadas?

Sim, o melhor exercício é aquele que se encaixa na condição física e atual do aluno, e também da preferência do mesmo, o importante é se manter ativo independente da atividade física.

 

 

7- É possível emagrecer de forma saudável, seguindo somente uma alimentação saudável, sem precisar fazer qualquer tipo de atividade física? Explique!

Sim é possível emagrecer somente com alimentação, para isso basta haver um déficit calórico no plano alimentar. Mas o exercício físico é um ótimo aliado para potencializar essa perda de peso, além de ajudar na manutenção da massa muscular. Apesar de ocorrer o emagrecimento, eu digo que um não vive sem o outro.

 

8 – A partir de qual idade uma pessoa pode iniciar um acompanhamento com um nutricionista?

Não existe uma idade especifica para se procurar a ajuda de um nutricionista, você deve procurar acompanhamento profissional sempre que desejar que a sua alimentação seja o principal pilar da sua saúde, independente da necessidade de emagrecer ou não.

 

9 – Por conta da praticidade, muitas famílias acabam optando por lanches rápidos para seus filhos como biscoitos recheados, achocolatados, salgados, entre outros. Qual a sua recomendação?

As vivencias nutricionais no início da vida podem ter consequências duradouras. Por isso a introdução de hábitos sadios na alimentação faz toda a diferença. A alimentação é um evento primário na vida do bebê e da criança, experiência de se alimentar oferece não apenas sustento, mas também oportunidade de aprendizagem. Por isso a importância de haver uma introdução alimentar saudável desde o início.

 

10- Quais são as dicas que você pode dar, para ajudar os pais que estão tentando introduzir uma alimentação mais saudável para seus filhos, mas encontram resistência da criança quanto a isso?

Hoje em dia é muito comum os pais afirmarem ter dificuldades em fazer os filhos se alimentarem de forma saudáveis, sendo que na verdade eles são os maiores responsáveis pela criação e continuação dos hábitos alimentares das crianças. A principal dica é mudança dos hábitos alimentares dos pais, pois as crianças na maioria das vezes são reflexos dos pais seguindo suas rotinas e costumes; nunca oferecer muita comida a criança; variar a preparação dos alimentos; seguir com regularidade os horários das refeições; procurar introduzir frutas, legumes e verduras nas refeições.

 

11- Você acredita que existe grandes riscos com as dietas instantâneas e a vida moderna?

Os hábitos alimentares nos dias atuais passaram por uma grande modificação, decorrente do modo de vida e da influência da sociedade atual. A prática de dietas da moda ou restritivas representa um risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares, desnutrição, compulsão, culpa, depressão, sentimento de fracasso etc.

 

 

12 – Alimentos como frutas podem contribuir para prevenção dos sintomas da ansiedade e diminuir a compulsão por comida? Por quê?

Sim, uma alimentação adequada contribui para que isso aconteça, através de nutrientes (vitaminas, minerais) encontrados nos alimentos, mas é preciso também, a ajuda de uma equipe multidisciplinar como psiquiatras e psicólogos nesse processo.

 

13- Em sua opinião, quantas vezes por semana uma pessoa deve fazer atividades físicas para manter a forma?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda, 30 minutos diários de atividade física de intensidade leve ou moderada em 5 dias na semana, e ou, 20 minutos diários de atividade física de intensidade vigorosa em 3 dias da semana.

 

14- Para quem passou a maior parte da vida de modo sedentário e agora resolveu mudar os hábitos para um estilo de vida saudável, quais são os cuidados a serem tomados e por onde devem começar?

Não começar nada por conta própria, fazer os exames para ver como anda sua saúde, procurar ajuda especializada (médicos, nutricionista, educador físico), se alimentar melhor, exercita se, dormir bem, cuidar
da sua saúde mental.

 

15 – Infelizmente, estamos passando por uma época muito difícil, onde a saúde se tornou o foco principal ( O famoso ser e estar saudável ), com isso varias pessoas estão buscando formas de aumentar é melhorar a imunidade! Quais são as dicas que você pode nós dar em relação a isso? 

Cuidar da sua saúde mental, dormir o suficiente; praticar exercícios físicos diariamente, ter uma alimentação saudável e equilibrada.Tomar sol de 15 a 20 minutos diariamente ou até mesmo a suplementação da Vitamina D. Além de 3 porções de frutas Cítricas (laranja, limão, tangerinas). Temperos naturais uso diariamente (alho, cebolas, cúrcuma). Consumo de Água – beber de 2 a 4 litros diariamente!

 

16 – Se você pudesse dar um único conselho aos nossos seguidores, qual seria?
Cuide-se. Aquele que não tem TEMPO para zelar da sua saúde, vai precisar de TEMPO para cuidar da sua doença!

 

 

LEMBRANDO QUE TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSA ENTREVISTA SÃO UMA ORIENTAÇÃO DO ENTREVISTADO! CASO VOCÊ BUSQUE MELHORAR SUA ALIMENTAÇÃO OU FAZER QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA, DEVE SIM PROCURAR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO, QUE POSSA TE ATENDER PARA QUE ASSIM VOCÊ POSSA OBTER OS MELHORES RESULTADOS!