.

  • Você pode se apresentar aos nossos seguidores?

Olá. Meu nome é Irlaine Catarina. Tenho 36 anos sou casada, mãe, dona de casa e atleta! Sou do interior de Goiás. E atualmente estou morando em Recife há quase 4 anos.

 

  • Há quanto tempo você está correndo e quantos eventos você participou?

Já corro há 8 anos. Perdi as contas de quantas provas participei. Mas entre elas estão: Muitas provas de 5 e 10kms, algumas de 15 e 16k, 15 meias maratonas (21K), 5 maratonas (42K) e 2 ultramaratonas (50k).

 

 

  • Qual é a sua principal motivação ao correr? (por que você corre)

A sensação de bem estar sempre após os treinos. A corrida me ajuda em muitos sentidos. A insônia foi o primeiro problema a ser solucionado. Você vai percebendo mudanças em todo o seu corpo e mente.

 

 

 

 

 

  • O que, ou quem te levou a praticar a corrida de rua?

Queria estar sempre na companhia do marido nas caminhadas mas logo ele começou a correr me levando junto. Então o marido é o culpado de tudo rsrsrs.

 

 

  • Existe uma preparação diária para você correr?

Simmmmm! Deixo tudo sempre organizado ( roupa/ tênis e acessórios ).

 

 

  • Você já teve alguma lesão antes? Se sim, que tipo de lesão e como você superou isso?

Sim já tive. Fratura por estresse na patela. Me recuperei com bastante repouso, repouso total de corrida, mas ao mesmo tempo podia realizar alguns treinos de bike na angulação que meu treinador me passou. Sendo que desde a lesão comecei com um trabalho de fortalecimento imediato, de grandes grupos musculares.

 

 

  • Você tem algum conselho sobre, como evitar lesões na corrida, tanto em fase de preparação e até mesmo durante uma prova ou após?

Sempre procure um profissional da área. E fortaleça sempre. Pois minha lesão foi falta de fortalecimento. Descanso também é treino. Então respeitar o OFF faz parte. 

 

 

 

 

 

  • No começo como você cuidava da sua alimentação, e o que mudou hoje em dia?

No começo seguia bem próximo ao saudável, mas abrindo mão aos finais de semana, e comia sempre besteiras. Hoje em dia sigo um plano alimentar bem certinho o qual me alimento bem e sem furos. O que realmente tem feito muita diferença em minha performance.

 

 

  • Como são as suas refeições antes, durante e depois de uma corrida, especificamente em uma prova?

Faço refeições todas bem calculadas. Por exemplo, antes de provas entra um carboidrato de rápida absorção ( como a banana / batata doce ). Junto com a suplementação incluindo glutamina, bcaa e D-Ribose. Logo após as provas alguma fonte de proteína.

 

 

Com certeza. Não tenho dúvida disso. Pois com ciclos de treinos para provas-alvo eu sigo sempre no foco pra realizar bem as provas, e o resultado vem de uma forma a me deixar ainda mais focada e motivada para o próximo desafio e seguir esse estilo de vida.

 

 

  • Quais são suas maiores conquistas como corredora?

Cruzar a linha de chegada é sempre gratificante. Entre as linhas de chegada , a mais recente conquista, foi obter o índice pra Boston (que será em 2020). Consegui esse índice, na maratona de Porto Alegre, fechando um excelente tempo 3h:18. Já havia feito a maratona em março fechando excelente tempo também, mas o recorde até agora foi na maratona de Porto Alegre.

 

 

 

 

 

  • Existe alguma prova, ou até mesmo horário do dia em que você não gosta de correr? (por que)

Amo Correr bem cedinho. Todos os treinos bem cedo me rende muito. Mas provas noturnas também me dou super bem. Pra isso realizo alguns treinos no final do dia. 

 

 

  • Além da corrida quais são as outras atividades que você pratica que lhe auxiliam na corrida?

Faço MUSCULAÇÃO ( fortalecimento ) de 2 a 3 vezes por semana, faço PILATES 2 vezes na semana também e LIBERAÇÃO MIOFASCIAL 1 vez por semana.

 

 

  • Existem diversos tipos de corrida, como: de pista, Cross Country, em montanha, entre outras. Mas o que te fez optar pela corrida de rua?

Apesar de gostar de treinos em pista, a corrida de rua me deixou apaixonada pelo fato de me sentir livre, uma sensação que consigo ir longe correndo, e que nada tem limites pq só depende de mim e a corrida me faz ter esse momento, porque viajo enquanto corro. Meus olhos até brilham ao pensar em tudo sobre a corrida de rua. 

 

 

 

 

 

 

  • Você tem uma experiência / história memorável para compartilhar conosco?

Não chega ser nem uma história mas o que a corrida me deu além de uma vida saudável e qualidade de vida, são os amigos que fazemos pelo caminho, uma quantidade de amigos que ganhei nessa jornada corrida, uma pessoa melhor que me tornei, muita coisa mudou aqui oh ( na cabecinha ). E por ser uma experiência de vida, eu me sinto realizada em poder acordar todos os dias ainda na madrugada colocar minha roupa e tênis e saber que tenho mais uma oportunidade de sair por aí e fazer o que eu amo.

 

 

  • Se você pudesse dar um único conselho aos novos corredores, qual seria?

Nunca desista. Persista sempre! O caminho pode ser longo, mas alcançável. E  nunca pense que um corredor só é um corredor se for rápido pelos kms, ele será um corredor em qualquer circunstância porque assim que der o primeiro passo ele já se tornará vencedor por tentar. E lembrem-se 1km é sempre 1km, para qualquer um de nós. 

Então #apenascorra

Aproveitem é me sigam no meu Insta: @irlakat

 

.

Gostaram da nossa Entrevista? Então compartilhe esse post com mais pessoas para que elas também conheçam nossa Corredora e Ultramaratonista, e possam descobrir como a corrida pode transformar vidas!